quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Semeador saiu a semear!

A liturgia de hoje propõe-nos a belissima parabola do Semeador. (Mt 13,1-23)
O Semeador tendo a aljava cheia de boas sementes sabe que nao pode conserva-las egoisticamente para si, mas que deve espalhà-la com generosidade, porque somente morrendo a semente gera vida nova, somente morrendo a semente cumpre a sua missão.
O Semeador consciente da sua missao espalha sementes ao vento em todas as direçoes, nao compete a ele escolher o terreno e, enquanto Sementes houver, terà que percorrer caminhos a semeà-las. É exactamente isto que recorda a Biblia: "Semeia a tua semente desde a manhã, e não deixes tuas mãos ociosas até a noite. Porque não sabes o que terá bom êxito, se isto ou aquilo, ou se ambas as coisas são igualmente úteis". (Eclesiates 11,6).
O Semeador sem se cansar, semeou em jardins espinhosos, em terra arida e infertil, semeou à beira da estrada, ainda que conhecendo os riscos desta sementeira. O Semeador não desistiu, nao pode desistir! A força da semente o impulsiona. Percorreu estradas para encontrar terra boa onde a semente pudesse encontrar acolhimento e pudesse germinar, crescer e frutificar. A semente era boa, a planta tambem a serà e o abundante fruto sera ainda melhor. Então o Semeador, talves cansado, se alegrerà porque sabe mais do que nunca que os que semeiam entre lagrimas, recolherão com grande alegria. Talvez como o Semeador, na ida vão a chorar levando a semente a espalhar, na volta porém, depois de com generosidade gastar a sua vida semeando sem descriminação, regressarão com alegria animados pelos frutos abundantes e bons. (Cf. Salmo 125 (126))
Caríssimos, nós que talves eramos terrenos bravios e vulneráveis, incapazes de produzir, fomos transformados em terrenos ferteis, produtores de bons frutos. Aliás a nossa eleição
é exactamente para produzir frutos e frutos capazes de permanecer (Cf. Jo,15). Ao mesmo tempo somos Semeadores da Palavra de Deus, portanto nao guardemos para nós tão boa semente porque presumimos de antemão que o terreno è infertil, que outros não deixarão crescer a semente, que temos medo ou vergonha ou que queremos gozar a vida, pelo contrário espalhemos com alegria e vigor de jovens as sementes porque a mim e a ti só compete semear. Queria terminar esta partilha com um belissimo poema de Ana Lins:

Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranqüilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU