quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

estudo de teologia!!


Hoje, 28 de Janeiro terminei os exames do primeiro semestre. Noutro dia Freis Danilson e Napo terminaram o curso. ainda hoje, depois do ultimo exame encontrei uma amiga que me disse que estava pensando em iniciar a estudar a teologia. Ela é licenciada em artes.
Estas coisas banais e isegnificante me fizeram pensar na utilidade dos estudos teologicos para o homem de hoje. Encontrei este arigo no site da minha escola (www.sti-issrfossano.it) que traduzi em portugues e agora partilho contigo:
Estudar teologia, a fim de abrir os horizontes
de uma razão restituda à sua amplitude!

Dedicar-se ao estudo da teologia significa ampliar os horizontes da nossa razão, nossa vida, adquirindo um determinado ponto de vista, o que dá a oportunidade de compreender o mundo e a história de acordo com a chave que está na base da nossa cultura: testemunho da revelação bíblica. No tempo em que vivemos isto é tudo menos que uma operação marginal.
Na verdade, que o próprio cristianismo, e o seu relacionamento com as outras religiões, seja tema de ensino e aprendizagem em nossas escolas, devia ser um ponto qualificaste para a cultura e a vida de cada pessoa e todo um povo.
No entanto, quando com arrogância e superficialidade, se tenta obscurar a dimensão religiosa da vida, esquecendo-se da sua fertilidade histórico- cultural, relegando-a a um 'privado' quase escondida, não se cria outra coisa senão um vazio, incentivando assim, de entre outras coisas uma irracionalidade violenta. Muitos regimes, totalitários ou não, do século passado, tentaram de várias formas, levar avente esta operação de 'desenraizamento' da religião da vida dos indivíduos e dos povos. O resultando foi o mesmo: homem humilhado na sua dignidade e empobrecido na sua cultura .
Bento XVI, em seu discurso na Universidade de Ratisbona, falando da relação entre fé, razão e universidades, indicou claramente a absoluta necessidade de unir em um novo modo fé e razão. Neste sentido a teologia, não só como disciplina histórica e das ciências humanas, mas como teologia propriamente dita, isto é, como investigação sobre as razões da fé, deve ter o seu lugar na universidade e no amplo diálogo das ciências. (...) A razão que é surda ao divino e que relega a religião para o âmbito das sub-culturas é incapaz de se inserir no diálogo das culturas (...) Para a filosofia e, de uma maneira diferente, para teologia, escutar as grandes experiências e percepções das tradições religiosas da humanidade, e especialmente aqueles da fé cristã, é uma fonte de conhecimento, e seria uma restrição inaceitável do nosso modo de ouvir e responder.
Um razão que pensa em obscurar ideologicamente dimensões constitutivas da vida humana, priva o homem de uma riqueza prestigiosa, agradável e rentável. Vamos voltar a dar à razão toda a sua amplitude. Olhemos para o mundo inteiro a 360 graus. Levemos a sério a fé, a vida e todas as suas dimensões, e… estudemos a teologia.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Ser Padre?


Este ano, por vontade de Bento XVI, o mundo católico vive o ano sacerdotal. Uma ocasião para meditarmos sobre o papel dos sacerdotes ordenados na nossa Igreja. Hoje, 24 de Janeiro, em S. Lourenço dos Orgãos, Ilha de Santiago o Frei Fernando Baessa, irmão Capuchinho, foi ordenado padre.
Ser Padre?
Quais os motivos fazem sensata e bela, hoje como ontem (talvez hoje mais do que ontem) a aventura de ser padre? O que pode atrair ao sacerdócio os filhos da “pós- modernidade”, tempo de solidão e de muita fragmentação, tempo privado de aganchos fortes e atraversada de inquietudes porfundas? Por mais paradoxal que possa aparecer, penso que o que ainda hoje torna atraente a vida do padre é simplesmente o seu colocar-se como uma misteriosa actualização do mistério da incarnação.
O padre, totalmete de Cristo e como Ele totalmente para os outros e para Deus é um sinal eloquente para o nosso hoje! Antes de tudo o é porque, diante de uma cultura na qual o proveito e o interesse são apresentados como valores fortes, aos quais todas as outras escolhas da vida são finalizadas, o facto que existem pessoas dispostas a viverem uma existencia para os outros, motivadas pura e simplesmente pela gratuidade, parece ao nosso tempo chocante e intrigante.
Ser padre hoje não é certo uma “saída” para a vida de nenhum jovem. É um risco, uma aposta corajosa, que subverte a lógica da busca frenética do maior proveito e em põe em primeiro lugar a beleza do dar-se. A força do padre está na sua fraqueza: è o não ter interesses partidários, o seu existir para os outros sem ter que acontentar os gostos de ninguém a torná-lo credível.
O padre é credível porque escolheu contra-corrente na medida em que quis e soube ser livre, inclusivé dos próprios cáculos e do próprio proveito.
Numa sociedade cada vez mais dominada pelo medo do outro, uma existência doada, jogada “somente” por um amor exigente e total, parece uma possibildade de renascimento, um sinal de contradição subversivo e liberante, como o foi a do Filho eterno que veio na nossa carne por amor, somente por amor.
Ser padre? Porque não?
Frei Gilson Frede, capuchinho

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Essa agua!!



DÁ-ME DESSA ÁGUA. A Samaritana disse estas palavras a Jesus, junto do poço de Jacob, porque esta mulher tinha conhecido Aquele que tem o poder de dar a água viva. De facto, Ele tinha-lhe dito:

«Se conhecesses o dom
que Deus tem para te dar
e quem é que te diz:
‘Dá-me de beber’,
tu é que lhe pedirias,
e ele havia de dar-te água viva»
(Jo 4,10).

O mesmo diz Jesus a todos os leitores da Bíblia: “Se conhecesses a minha Palavra, terias aí uma fonte de água viva, para matar todas as tuas sedes, saciar as tuas fomes, encontrar um verdadeiro sentido para a tua vida”. O poço foi um meio, um “método” que a Samaritana teve disponível para encontrar a água viva, que é Jesus e a sua Palavra. Mas acontece que poucos conhecem essa Palavra, porque desconhecem o modo de a ler. Por esse motivo, ficam sem conhecer o dom de Deus, que é a sua Palavra, o maior dom que Deus nos oferece por meio do seu filho Jesus. Não conhecem a Palavra porque nunca foram ao “poço”, nem sabem que ele existe. Por isso não encontraram Jesus nem podem beber da sua água viva! É urgente procurar o poço, encontrar o poço! (Herculano Alves,capuchinho biblista )

Caro amigo e amiga, paz e bem! O meu quer ser mais um blog e não um blog a mais. Quero construir-lo juntamente contigo até porque no que toca as coisas de Deus estamos todos implicados. Eu sei! Internet está cheia de sites e blogs que se ocupam já desta temática. Mas eu não poderia não dar o meu contributo. Além do mais, este espaço, a diferença dos outros, o construiremos juntos. Façamos, portando, juntos esta viagem!!!
Frei Gilson Frede

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU