sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bem aventurados!



O grão da mostarda e de trigo, o sal que se desfaz, um punho de fermento que leveda toda a massa: o Evangelho é cheio destas sugestivas imagens que narram no estilo “ferial”, discreto, quotidiano, não invasivo a presença de Deus na história. Quem esperasse efeitos especiais, fogos de artifícios, milagres clamorosos capaz de provocar record na televisão ou na internet ficaria irremediavelmente desiludido.
Aos olhos de Jesus o Pai se esconde e se revela nas pequenas coisas como o grão de trigo que semeado se empasta com o terreno e sem fazer barulho dá fruto.
Aos olhos de Jesus é feliz que persegue na fidelidade e na perseverança do quotidiano o bom desejo da justiça, da humildade, da simplicidade, o desejo da pobreza de espírito; é feliz quem se dispõe a atravessar sem heroísmos o pranto e o sofrimento, sabendo que não são a ultima palavra sobre a existência do homem. É verdade! Deus está nas pequenas coisas, porque são aquelas mais humanas, mais adaptadas a nós, são aquelas que nos mudam seriamente e nos fazem enfrentar a vida com determinação.
Ser cristão significa aderir a este estilo, empenhando-se lançando a semente, o grão de trigo e alegrar-se por isto, sem pretender em troca o fruto ou procurar de anticipá-lo a todo o custo. Ser cristão significa dedicar a própria vida para que a Igreja de Jesus Cristo não se transforme numa empresa que produz mas se torne num espaço humano, um sulco aberto que permita à semente evangélica, não propriedade nossa, de crescer e madurar de modo novo e imprevisível.
O Deus das bem-aventuranças é o Deus que se encontra nas pequenas coisas. Nunca como hoje temos necessidade disto, dentro e fora da Igreja. Eu topo!!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Que todos sejam UM

Celebramos hoje, 25 de Janeiro, a festa da conversão de S. Paulo e em muitos países se conclui também a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. 
Ora, mais do que conversão convém falar de “vocação cristã” de Paulo. De facto, ele não era um ateu ou um pagão que necessitasse de se converter a Deus. Paulo era profundamente crente no Deus dos seus pais. Quando iniciaram as perseguições contra aqueles que proclamavam que Jesus Cristo tinha sido ressuscitado do mortos e que era o Senhor, Paulo se alinhou prontamente mostrando-se um feroz inimigo dos primeiros cristãos. Participa, ainda que não directamente, ao apedrejamento de Estevão, um discípulo de Jesus, o diácono mártir (At 7, 22). Nos dias seguintes ele perseguiu os outros discípulos de Jesus, "indo de casa em casa, capturando homens e mulheres metendo-os na prisão" (At 8, 3). 
É exactamente durante uma sua expedição a Damasco que Paulo encontra Jesus Ressuscitado. Foi um encontro de extraordinária dimensão que mudou completamente a sua existência. Daquele momento em diante torna-se o “apóstolo dos gentios” levando o Evangelho a todo o mundo. 
Com esta festa se conclui a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O Ecumenismo é uma exigência do Evangelho, uma exigência radical, absoluta que vem de Deus que quer reunir todos os seus filhos dispersos. Esta exigência é hoje, mais do que nunca, uma prioridade porque nunca como este nosso tempo o apelo à unidade ressoa no coração dos filhos de Deus “guiados pelo Espírito” (Rm 8,14), com a mesma força com que ressoa o insistente convite do profeta: “convertei-vos”. Sim, o Ecumenismo é um apelo. Não se trata simplesmente de encontros fraternos para os quais é necessário dar graças a Deus. Não se trata nem mesmo de actividades comuns em vista de um objectivo social entre irmãos que sabem estar divididos no essencial. Não se trata também de um debate de ideias, necessário, sobre certas divergências de interpretação. Trata-se de acolher na humildade um apelo do Espírito de Verdade. Mãos às obras!! 

sábado, 22 de janeiro de 2011

Vem e segue-me!



A Liturgia deste III Domingo do Tempo Comum propõe-nos o Evangelho da chamada de Pedro e seus irmãos. Ressoa ainda no  ar o eco daquelas palavras, dirigidas a Pedro, dirigidas a mim, dirigidas a ti: "Não tenhas receio; de agora em diante...". É ainda no ar a luz intensa daquele momento, daquele novo início de uma vida. Existem momentos assim, momentos que decidem totalmente, instantes, fragmentos depois dos quais nada é como antes. 
"Deixaram tudo", tudo o que está antes daquele instante de milagre e de admiração. É o modo que Deus  cumprimenta, é isto que Ele diz quando bate à porta da nossa vida: "não tenhas receio!" Somos como aqueles pescadores da Galileia, atentos apenas às suas redes vazias, atentos se abre um rota nova em direcção a um horizonte que antes não era nem mesmo sonhado. Deus bateu à porta: "não tenhas medo" as redes que obstruem os sonhos já não servem; "deixaram tudo e O seguiram", o mar se abre, já não tem confins exactamente como o coração de Deus.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Um ano juntos!

"Caro amigo e amiga, paz e bem! O meu quer ser mais um blog e não um blog a mais. Quero construir-lo juntamente contigo até porque no que toca as coisas de Deus estamos todos implicados. Eu sei! Internet está cheia de sites e blogs que se ocupam já desta temática. Mas eu não poderia não dar o meu contributo. Além do mais, este espaço, a diferença dos outros, o construiremos juntos. Façamos, portando, juntos esta viagem!!!"

Hoje, a primeira coisa que fiz foi ver o primeiro post que escrevi lançando o "POÇO DA PALAVRA" e agradeci a Deus pelo ano de serviço à sua Palavra que concedeu-me. Vivi uma experiência extraordinária! Foram 113 post escritos durante estes 12 meses mas o mais belo é a relação de amizade que se criou com muitos dos seguidores e visitantes assíduos. Queria agradecer calorosamente a todos e a meu compromisso é aquele de continuar a dar o meu máximo para que Jesus Cristo seja tudo em todos. A todos os meu convite é o mesmo: façamos juntos esta viagem!


Frei Gilson Frede

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A PALAVRA DE DEUS É UMA FONTE INESGOTÁVEL

No livro do profeta Malaquias 3, 3, lemos:
 
 «Ele sentar-se-á como fundidor e purificador. Purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata.»
 
Este versículo bíblico intrigou umas senhoras, participantes de um grupo bíblico. Elas ficaram a pensar o que é que essa afirmação poderia significar em relação à natureza e ao carácter de Deus.

Uma delas ofereceu-se para investigar o processo de refinamento da prata e apresentar o resultado do seu trabalho na próxima reunião do grupo bíblico.

Nessa semana, a senhora telefonou a um ourives e marcou um encontro com ele, para o acompanhar no seu trabalho. A senhora não mencionou a razão do seu interesse. Disse apenas que estava curiosa em conhecer o processo de refinamento da prata.

A senhora acompanhou o ourives, 
ficando muito atenta a todos os seus gestos. Ele pegou num pedaço de prata e segurou-o sobre o fogo, deixando-o aquecer.

O ourives explicou que, no refinamento da prata, é preciso que se segure a peça bem no centro da chama, onde o fogo é mais quente e se queimam as impurezas.

A mulher pensou:  
Às vezes, também Deus nos segura em situações "quentes" e recordou-se novamente no versículo do profeta:
«Ele sentar-se-á como fundidor e purificador. Purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata.»
Em seguida, a senhora perguntou ao artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo, enquanto a prata estava a ser refinada.

Ele disse que sim; que não somente ele tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele também tinha que manter os seus olhos muito atentos à peça enquanto ela estivesse nas chamas. Se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída.

A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou:
«Como é que o senhor sabe quando é que a prata está totalmente refinada?»

Ele sorriu e disse:
«Ah, isso é fácil... É quando eu vejo nela a minha imagem.»

Se hoje estiveres a sentir o calor do fogo, lembra-te que os olhos de Deus estão postos em ti e que Ele vai ficar a cuidar de ti até que veja em ti a Sua própria imagem.

(Frei Acílio Mendes, Capuchinho)

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU