segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Adeus Ruthson!

Apanhados ainda pela surpresa e consternação comunicamos uma notícia que nunca queríamos comunicar: a morte, através do mar, visitou prematuramente o nosso irmão jufrista Ruthson de Pina, irmão de sangue do nosso Presidente Nacional Adilson de Pina. 
Embora somos convencidamente cristãos e franciscanos, confessamos que esta dor nos lacera profundamente e nos é extremamente difícil elaborar este luto inesperado. Confessamos, outrossim, a nossa renitência em chamar de irmã à esta morte tão ingrata que nos ceifou um irmão/amigo no florir da sua promissora juventude. Ruthson morreu exactamente uma semana depois da conclusão da nossa IV Assembleia Nacional. Os muitos momentos de alegria, de fraternidade e de companheirismo que partilhámos com ele durante a nossa Assembleia em São Filipe ficarão eternamente gravados no nosso coração e na nossa memória. Como poderíamos saber que estávamos a partilhar com Ruthson os seus últimos dias, os seus últimos momentos? Quem nos poderia confidenciar que que na despedida de domingo 8 estávamos a dar-lhe o derradeiro abraço, o derradeiro adeus…? 
Obrigado caro Ruthson pela tua amizade singela, pelo teu sentido de pertença à JuFra, pelo teu contributo…
Ao nosso Presidente Nacional, Adilson de Pina, à nossa Dona Antónia e Sr. Zézé, aos irmãos e a todos os familiares e amigos queremos manifestar os nossos profundos pêsames. Estamos muito unidos a todos e partilhamos inteiramente esta lacerante dor. Comprometemo-nos a rezar pelo nosso caro Ruthson para que Deus o receba na sua presença e lhe faça tomar parte daquele banquete que é destinado aos que como Ruthson conformaram a própria vida à de Cristo. 
A nós, lacerados por esta dor incomparável, Deus nos confortará e nos re-ensinará a chamar de irmã à morte que espalhou esta dor que não podemos conter. Deus nos re-ensinará a olhar o mar, a sentar nas suas praias, a mergulharmos nas suas ondas. Deus nos ensinará um poema novo que cantaremos pelo nosso inesquecível Ruthson. 
A JuFra de Cabo Verde, agora poderá contar com a oração não só da nossa sempre saudosa Edna mas também de Ruthson. Queria Deus que sejamos cada vez mais uma escola juvenil de fraternidade e de paz. 


Descansa na Paz e no Bem, irmão Ruthson e até sempre!       

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU